quarta-feira, 1 de abril de 2020

ENTÃO, O AZEITE PAROU


ENTÃO,  O  AZEITE  PAROU

Rodolpho  Cavalieri





Ler II Reis 4:1-6



I a) A descrição bíblica é clara e maravilhosamente inspiradora. Daí nós deduzirmos:

1°) Havia real necessidade; a viúva de um dos servos dos profetas estava endividada e ameaçada pelos credores do seu falecido marido.

2°) Havia profetas em Israel, naqueles dias, "homens de Deus" que se faziam presentes em circunstâncias adversas. Eliseu no caso.

3°) Restava aquela mãe desamparada, dois filhos menores, uma botija de azeite e muitas esperanças.

4°) Quando a obediência segue na frente, ficam atrás rostos luminosos.

Aquela viúva cumpriu as ordens dadas pelo profeta de Deus, e o milagre apareceu.

Sem obediência não há remissão, e sem remissão não há salvação. "Jesus veio ser a causa de eterna salvação para todos os que Lhe obedecem". Heb. 5 :9.



II) a) O que aconteceu no caso daquela viúva, que não temos seu nome, foi na verdade, a resposta de Deus ao coração aflito, necessitado e confiante da pobre mulher endividada.

b) Buscou ela todos os vasos existentes na sua vizinhança, com humildade bateu à porta dos amigos, relatou a sua história, e finalmente, foi premiada pelos céus; "o azeite só parou porque acabaram-se os vasos disponíveis".

1) Deus se comove quando vê a mais humilde de Suas criaturas, curvada confiante, no seu magnífico poder e elevada glória, e se aborrece quando o soberbo levanta a voz e desafia aos Céus.

Aquele recebe as suas misericórdias, este receberá os seus juízos vindouros.

c) Vejam isto:

1) Noé construiu, pela fé, um barco espaçoso e pesado, com madeira de lei, fora das águas, numa época em que a maior força disponível era o pescoço dos animais quadrúpedes. Gastou naquela arca tudo o que possuía. As águas vieram até o seu navio e, magnificamente, navegou Noé, mais de um mês, pelo mundo todo transformado em mar.

2) Abraão, humildemente acompanhado pelo seu filho Isaque, subiu a montanha da provação, e encontrou lá em cima o Criador do Universo.

3) Moisés emocionado, obedece à voz de Jeová, separa as águas do mar vermelho e atravessa o povo de Deus, em terra seca; ao segundo toque da obediência, sepulta no mar todos os inimigos da causa do Senhor Jeová.

4) Estêvão cheio de fé, vê o céu aberto e perdoa os seus algozes.

5) Paulo destemidamente recebe o golpe fatal romano, sabendo em quem cria até o final da vida.

6) A viúva aumentou o azeite de sua casa.

Pedro curou enfermos e ressuscitou mortos.

João contemplou os céus e viu a Jesus, da solidão de Patmos.

Madalena viu, antes de todos, o seu Mestre ressurreto.

7) Sim, amigos e irmãos: Deus pode encher todos os vasos vazios do seu coração solitário; Deus pode mudar as águas que lhe envergonham, em sulcos de vida e de esperança eternas. Deus pode abrir caminhos nos mares revoltos das suas provas e problemas intransponíveis. Deus pode lhe encontrar no monte do supremo sacrifício, e lhe libertar de qualquer dolorosa situação.

8) Tudo isso porque Deus pode. Deus faz, Deus responde. O azeite divino só vai parar quando você não tiver mais onde armazenar.

9) Todos esses heróis dos céus, que mencionamos, patriarcas, profetas, apóstolos e fiéis, venceram porque não duvidaram, aceitaram a graça de Deus. "Abraão sendo chamado obedeceu, indo para um lugar que havia de receber como herança: E saiu sem saber para onde ia." Heb. 11:8.

1°) Quando nós começamos a interrogar a Deus, e tentamos aconselhar ao Senhor, tudo começa a perder o valor, nós estragamos as oportunidades coloridas que Cristo nos oferece.

2°) Nós nos tomamos semelhantes às crianças, que estragam as bonecas para ver o que elas têm dentro.



III) a) Ouçam, irmãos:

Existem em toda a parte "grandiosas" obras inacabadas, os nossos repórteres chamam-nas de "obras faraônicas", nós as chamamos de obras mortas, trabalhos e projetos sem alma.

1°) Nós percebemos que: o sucesso ou o fracasso dos nossos projetos materiais-espirituais, dependem da harmonia entre a intenção final e o interesse primeiro. Acontecendo esse casamento, nascem os milagres: materiais-espirituais.

b) O santo apóstolo Paulo, contribuiu grandemente para o crescimento do cristianismo primitivo. Porém, deixou escrito "mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." Gál. 6:14.



IV) a) Disse alguém:

"A glória pela glória, é uma especulação reles. Os homens felizes pela sua celebridade são ingênuos. Os homens soberbos pelo seu gênio são tolos."

1°) Isso foi verdade no princípio, quando Lúcifer (luz e fé), procurava a glória própria, sem Deus e sem próximo, transformou-se em trevas e tornou-se na dúvida.

2°) A desafiante glória de Babel (a torre inacabada), foi espalhada por toda a Terra e Deus criou os distintos dialetos.

3°) No entanto: a glória do Senhor encheu o templo de Salomão. Esta obra foi idealizada por David, e executada por Salomão. A verdadeira submissão ao Deus Criador, é inspirada pelo senso de sua infinita grandeza e a noção de Sua permanente presença.

4°) Só haverá paz e prosperidade em nossa vida material-espiritual aqui na Terra, quando houver a glória devida ao Deus das alturas. Só atingiremos os Céus, quando a glória de Deus, for a glória nos homens.



V) a) Saibam, meus irmãos:

Deus não está perguntando se você é uma viúva desamparada.

Desinteressa a Deus se você está endividado ou sem emprego.

Deus não investiga qual é a sua mortal enfermidade.

Deus não leva em conta se você possui muitos negócios, grandes fortunas, inúmeras propriedades.

Deus não quer saber se você é o patrão, proprietário da empresa ou se você é o empregado.

Deus não olha a sua cultura; se você é analfabeto ou letrado, a sua etnia, o grupamento humano, ou a língua que você fala ou a cor dos seus olhos.

Deus não olha as aparências.

b) Mas, quer saber:

1°) se você tem uma real necessidade!

2°) Se você acredita nos milagres de Deus!

3°) Se você quer fazer o que Ele ordenar!

c) Então, confiante e resoluto:

Caia em si mesmo.

Feche a porta de entrada do mundo.

Abra a botija da fé.

d) Então azeite santo vai jorrar e jorrar até completar em você a imagem e a semelhança de Cristo Jesus Nosso Senhor.



VI) a) Eu quero perguntar agora, se nós estamos nos lembrando o que lemos no início do incidente da viúva pobre?

1°) Pergunto: era só ela que estava em dificuldade? Não é verdade.

2°) A força do cobrador, atingia os seus dois filhos. "Serão levados para a escravidão; como pagamento da dívida acumulada.

3°) Necessariamente, Deus ao resolver o problema da viúva pobre, libertou também os seus filhos da escravidão.

b) Saibam, amigos e irmãos:

Quando tornamos as necessidades alheias, as nossas necessidades. (Choramos com os que choram, nos alegramos com os que se alegram), Deus também enxuga as nossas lágrimas, enche os nossos corações de alegria.

Conta-se que um membro de nossas igrejas, gostava de assistir às reuniões, freqüentar as festas da igreja, Santa Ceia, batismos e outros. Vivia realmente no luxo espiritual. Despreocupado com o seu próximo, o nosso irmão participava apenas com a sua presença.

Certa noite, o seu Anselmo sonhou que havia morrido. Chegou até os portões celestiais e os encontrou fechados. Abriu-se uma pequena porta e lá de dentro alguém perguntou: "Quem está aí?"

O nosso irmão, respondeu. "João Anselmo, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fiel dizimista e meticuloso observador do sábado.

"Quem veio em sua companhia?", continuou a interrogar aquela voz.

O adventista, respondeu: "Ninguém, estou só."

"Sr. Anselmo, ninguém entra aqui sozinho. Precisa trazer alguém em sua companhia." E a portinha fechou-se novamente.

De repente, o nosso irmão acordou. Graças a Deus, eu ainda estou aqui! Vou fazer o meu maior esforço para levar muitos comigo para o reino de Deus.

Irmão Anselmo se transforma no maior pregador leigo daquela igreja, levando centenas ao batismo.

Anos depois ele sonhou que chegou aos portões celestiais novamente, acompanhado de grande multidão. Os portões estavam fechados. Ele ouviu vozes que diziam as palavras do Salmo 24:7 "Levantai ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória." Lá de dentro vieram muitas vozes que perguntavam: "Quem é esse Rei da Glória?" Resposta: "O Senhor forte e poderoso. O Senhor poderoso na guerra. Quem é Ele? O Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória!"

Irmão Anselmo, extremamente emocionado, assiste à abertura dos portões de pérolas do Paraíso. Vê a glória da cidade eterna e miríades de anjos de ambos os lados da avenida central; rompem em grande aclamação: "Louvai ao Senhor porque Ele vem com todos os Seus remidos".

c) Sem dúvida! Quando caminhamos ao lado de Cristo, somos acompanhados pelo nosso próximo, menos felizes do que nós. Porque em Cristo estão todos os refúgios eternos. Tanto de amor, como da sabedoria e da graça.

d) Ouçam isto agora com atenção:

O sacristão ouviu quando o padre da paróquia aconselhou a uma jovem aflita: "Leva esta reza e fala com Santo Antônio" ele vai lhe ajudar a arranjar um bom marido.

Logo em seguida entregou outra reza à elegante mas endividada senhora e disse: "Leva esta oração e fala com São Judas Tadeu."

Quando entrou o Antônio, motorista de táxi, o sacerdote entregou um santinho de São Cristóvão com uma reza atrás: "Repita todos os dias esses pensamentos que São Judas Tadeu vai lhe proteger."

O padre saiu, o sacristão estava sozinho e pensava: "Meu Deus, por que tanto santo, um só poderia resolver tudo isso". De súbito, abriu-se a porta, entra um senhor, visivelmente apavorado: "Qual é o seu problema, pergunta o religioso, o senhor está sem dinheiro?"

O visitante sem poder falar, apóia com o balançar da cabeça.

"O senhor precisa de um lar?" Novamente o mesmo sinal.

"O senhor está em busca de proteção?" Novamente o visitante abaixa a cabeça como quem diz: "Sim, preciso de muita proteção."

Já embaraçado, sem saber qual oração entregar ao homem desesperado, o sacristão foi até à Bíblia do padre que estava aberta em cima da mesa e lê Mateus 6:9-13 "a oração do Pai nosso", e diz ao visitante: "Esta oração só usa um santo, já que o senhor tem muitos problemas". Arranca a folha, entrega-a ao visitante e o despede antes da chegada do sacerdote.

Por que dificultar tanto o caminho para Deus?

e) A verdade é que muitos de nós não recebemos a plenitude de Deus: a) porque somos vasos frágeis, quebradiços; b) almas acanhadas; c) vontades superficiais; d) compreensão limitada da verdade que salva; e) zelosos ignorantes, puros escrupulosos.

f) Pedro só mudou de rumo cristão quando deixou de admirar a Cristo como sábio, milagroso, grande mestre e O aceitou como Deus! Tomé só se prostrou diante de Cristo quando reconheceu em Cristo a ressurreição e a vida. Ajoelhado exclama: "Senhor e Deus meu".

g) Só após a ressurreição é que Jesus conseguiu realmente se fazer entender plenamente, pelos Seus discípulos. "Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras." Lucas 24:45.

h) Pedro aprendeu mais religião, e recebeu a maior plenitude de Cristo durante uma noite de choro amargo e oração penitente, do que em três anos e meio acompanhando a Cristo, e querendo salvar o Mestre com a sua própria espada.

i) "Guarda a tua espada Pedro", é a cruz que protege o pecador; é a graça de Deus que convence do erro e do mal, é a força do amor que constrói castelos eternos; a força das armas fabrica trincheiras de areia.

j) O sangue derramado pelos homens, cria um mundo de ódios. O sangue derramado por Jesus, cria um universo de amor.



VII) a) Ainda hoje Jesus afirma:

"Eu sou o caminho". Eu tenho poder para ajudar a resolver todos os seus problemas. "Eu fui, sou e serei para sempre a verdade e a vida. Quem lembrar de mim, ainda que esteja morto viverá."

b) Você que traz as marcas da morte, no corpo, na alma e no espírito, pode receber o dom que do alto vem, e sentir a vida oferecida por Cristo.

c) Eu tenho nas mãos todo o poder dos Céus e da Terra.

1°) Eu aumentei o azeite da viúva endividada;

2°) Eu abri fontes de águas salutares nas rochas do deserto.

3°) Por quarenta anos Eu cobri as areias do deserto de pão (maná).

4°) Juntamente com três jovens fiéis, Eu passei dentro da fornalha ardente do poderoso Nabucodonosor.

5°) Eu derrubei muralhas. Abri mar e rios, apaguei fogo, venci muitos exércitos. Porque Eu sou o que sou.

6°) Eu finalmente, venci a morte e a cruz.

7°) Hoje Eu tenho nas Minhas mãos o poder da Terra e do Universo inteiro. Eu, só Eu, posso lhe ajudar em tudo, porque em tudo Eu fui tentado e venci.

d) Eu quero, meus prezados irmãos e amigos, dizer a Jesus hoje:

Senhor eu creio em Ti; eu sei que tudo podes, e queres me ajudar, eu solicito humildemente, a Tua misericórdia sobre mim.

e) Eu quero perguntar a você meu amigo ouvinte:

Você também deseja ser ajudado pelo Divino Mestre?

Pelo Deus Todo-poderoso?

Pelo Rei e Senhor Jesus Cristo?

Manifeste esse desejo pelo levantar do seu braço direito, e vamos orar agora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário